segunda-feira, 31 de julho de 2017

ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO DE PETRÓPOLIS PARTICIPA DO "ABAV VISITA PETRÓPOLIS"


ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO DE PETRÓPOLIS PARTICIPA DO "ABAV VISITA PETRÓPOLIS"


No dia 25 de maio de 2017 a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) lança, pela primeira vez, projeto para incentivar o turismo em cidades do interior do Brasil. A primeira edição ocorreu em Petrópolis (RJ) e contou com a participação de agências de viagens da cidade, assim como de entidades e empresas também ligadas ao turismo.
Dentre as entidades participantes, esteve presente a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), a Turispetro (Secretaria de Turismo de Petrpopolis) e o Sebrae, além de empresas privadas também participantes de projetos de incentivo ao turismo.

A AGP , hoje composta por mais de 20 guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo, tem em seu quadro, profissionais especializados em diversas modalidades de turismo, como o turismo cultural, turismo de compras, ecológico, religioso, gastronômico entre outros.


ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO DE PETRÓPOLIS PARTICIPA DE ENCONTROS, OFICINAS, CURSOS E PALESTRAS



ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO DE PETRÓPOLIS PARTICIPA DE ENCONTROS, OFICINAS, CURSOS E PALESTRAS


Através de diversas ações e parcerias, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis tem levado seus associados a cursos, encontros, palestras e oficinas com o intuito de melhor qualificar seus membros e promover a interação entre os Guias de Turismo de Petrópolis e os de outras cidades e Estados.
O primeiro deles ocorreu no início de 2017 na cidade do Rio de janeiro, onde diversos guias da AGP puderam participar da Oficina Caminhos da Escravidão, promovida pelo Instituto dos Pretos Novos, no Rio de Janeiro.
Ainda em março de 2017 a Diretoria da AGP participou de um encontro entre Guias de Turismo das cidade de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo com o novo presidente do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Fernando. O encontro ocorreu na cidade de Teresópolis com o intuito de estreitar os laços profissionais dessas cidades serranas fluminenses com o representante do sindicado estadual da classe.
Com o intuito de estabelecer parcerias profissionais entre os guias de turismo  e os empresários da cidade, em maio de 2017 a AGP participou de um encontro de negócios com empresas participantes do Tour da Experiência. Na ocasião, uma matéria foi ao ar com membros da diretoria da AGP na Inter TV, afiliada regional da Rede Globo de Televisão

FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA SERÁ DE 10 A 13 DE AGOSTO DE 2017

Palácio de Cristal será palco para o Bunka-Sai
Festival da Cultura Japonesa será de 10 a 13 de agosto
            Depois do sucesso da Bauernfest ­– que exalta as raízes e influência germânica em Petrópolis – em agosto a cidade vai celebrar sua ligação com o Oriente com o Bunka-Sai. De 10 a 13 de agosto a cultura nipônica estará presente no Palácio de Cristal. O Festival da Cultura Japonesa vai animar o público da Serra com apresentações culturais, comidas típicas e a tradição oriental em quatro dias de festa. O evento é realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, TurisPetro, e Associação Nikkei de Petrópolis.
            “Celebramos os hábitos e costumes dos nossos colonizadores alemães e agora vamos destacar a cultura japonesa, que também tem forte influência em Petrópolis, principalmente na agricultura. É uma cultura muito bonita, que deve ser valorizada, e que tem uma ligação muito importante com a nossa cidade, a primeira a receber uma delegação do Japão”, disse o prefeito Bernardo Rossi.
Em sua 9ª edição, o Bunka-Sai é um festival que celebra a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Mas é Petrópolis a cidade que tem a relação mais antiga com o país, quando em 1897 foi instalada aqui a primeira delegação do Japão (representação diplomática). O fato comprovou que os dois países mantiveram relação onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Sr. Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a imigração japonesa.
“Petrópolis tem essa atmosfera cultural que abrange uma diversidade muito grande, e o festival mostra justamente isso. Todas as influências aqui na cidade e o Japão também têm sua ligação com a Cidade Imperial. Além de ser uma cultura também muito rica e bonita, que encanta a todos”, disse o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, que organiza o evento em conjunto com a TurisPetro.
“Queremos cada vez mais mostrar ao petropolitano e ao turista que busca nossa cidade que temos uma infinidade de atrações para desfrutar. E os festivais fazem parte disso, especialmente os culturais. Eles certamente são um diferencial que confere um charme a mais no nosso município, que tem tantas influências e opções a oferecer durante todo o ano”, comentou o secretário Marcelo Valente.

LEI N° 4315 - OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DO GUIA DE TURISMO

Lei nº 4315 de 6 de maio de 2004.

Determina  a obrigatoriedade  da  presença  de  Guia de  turismo  local / regional  do  Rio de  Janeiro  em  excursões  de  turismo  realizadas  no  Estado  do  Rio  de  Janeiro  e  dá outras providências.
A Governadora do Estado do Rio de Janeiro,
Faço  saber  que  a Assembléia  Legislativa  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  decreta e  eu sanciono a seguinte lei:
Art.  1º -É  obrigatória  a  presença  de  Guia  de  Turismo  Regional  em  excursões  de turismo realizadas no Estado do Rio de Janeiro;
§  1º – Para  efeitos  desta  Lei,  é  considerado  Guia  de  Turismo  Regional  do  Rio  de Janeiro o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR/RJ) ou em órgão delegado, exerça atividades de acompanhar, orientar  e  transmitir  informações  a pessoas  ou  grupos,  em  traslados,  visitas,  excursões urbanas,  municipais,  estaduais,  interestaduais,  internacionais  ou  especializadas,  no território do Estado do Rio de Janeiro.
§  2º - Por  excursões  de  turismo  entendem - se  todas  aquelas  organizadas  com intermediação de agências de turismo devidamente credenciadas pela EMBRATUR.
Art  2º - Esta  Lei  entra  em  vigor  após  sua  publicação,  revogadas  as  disposições  em contrário.

Rio de Janeiro, em 6 de maio de 2004.

Rosinha Garotinho
Governadora


Publicada no Diário Oficial de 7 de junho 2004.

PC&VB PROMOVERÁ FEIRA DE NEGÓCIOS PARA ASSOCIADOS

IMG-20170728-WA0027.jpg

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

POR QUÊ UTILIZAR O SERVIÇO DE UM GUIA DE TURISMO DA AGP EM PETRÓPOLIS?



GUIAS DE TURISMO DA AGP


            Uma cidade turística como Petrópolis vive de seus atrativos, de sua história. Cada lugar que você visita tem seu encanto, sua memórias, seus personagens. Conhecer essa história faz com que cada ponto turístico ganhe ainda mais beleza e você sairá da cidade rico em conhecimento, extasiado com suas belezas.

      Acompanhado de um Guia de Turismo, devidamente credenciado pelo Ministério do Turismo,da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), você terá essa experiência única!

    Nosso quadro de associados conta com guias bilíngues e especializados em diversas modalidades de turismo, como Eco-turismo, Turismo Cultural, Turismo Religioso  ou Turismo Gastronômico.

       Antes de viajar, consulte-nos!

     Teremos o maior prazer em ajudar para que você tenha uma experiência única, inesquecível, na Cidade Imperial!


Visite nosso site:      www.guiasdeturismodepetropolis.com e saiba mais.

E-mail - agpguias@gmail.com

Tel -            (24) 98842-3235 (Whatsapp)






domingo, 5 de fevereiro de 2017


Petrópolis – “Cidade Imperial”, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida.


A presença do Imperador e da Corte, além de nobres, políticos, ricos negociantes e a intelectualidade da época em seus palácios, palacetes e casarões, contribuíram para a sua centenária configuração paisagística e arquitetônica, definindo o Centro Histórico ao longo de avenidas arborizadas integradas aos rios.




Emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros, conquista patamares de desenvolvimento nos setores do turismo, da pesquisa e da alta tecnologia.


Com localização privilegiada, à apenas 53 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim e 63 km do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, serve-se ainda, por uma estruturada malha rodoviária que permite o acesso a várias regiões do país. A BR 040, paralela à cidade, permite a ligação com os maiores centros consumidores do país: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Petrópolis, cidade elegante onde o passado e o presente seguem entrelaçados, oferece cores, sabores, surpresas e satisfação. Na gastronomia, conceituadas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis; a diversidade nos pólos de compras e muito mais para ser descoberto, num convite às experiências memoráveis.


O Paraíso é Verde. 
Polo de Ecoturismo da Região Serrana, Petrópolis abriga paisagens deslumbrantes. Inserida na primeira APA (Área de Proteção Ambiental) criada no país, integra o Parque Nacional da Serra Órgãos e possui dois grandes parques urbanos, o Parque Cremerie e o Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, além de inúmeras praças e jardins. Orquidários e floriculturas também merecem uma visita, com destaque para o cultivo de orquídeas e bromélias. Adeptos dos circuitos ecorrurais encontram diversas opções de atividades nas localidades do Brejal, Taquaril, Araras, Vale do Cuiabá e Itaipava, dentre outras. E os praticantes de esportes de aventura também encontram, na cidade, condições ideais para cavalgadas, trekking, voo livre, rapel, canyoning, escaladas, mountain bike, off-road, arvorismo e outras modalidades.